Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda-PE
A eficiência do sistema de saúde brasileiro consiste em atender a crescente demanda com serviços de qualidade, neste sentido torna-se imprescindível incorporar ao sistema as inovações tecnológicas, cada vez mais presentes no setor saúde. No entanto, tal objetivo tem reflexos conhecidos sobre os custos do sistema, além de exigir mecanismos de regulação cada vez mais complexos e sofisticados. Outro desafio está representado pela progressiva e crescente limitação de recursos, o que impossibilita imaginarmos o fornecimento de toda e qualquer tecnologia em saúde a todos os que as solicitem, sem critérios objetivos.
Assim, diante do atual paradigma de eficácia e segurança de produtos, ampliação do acesso e crescentes custos com a saúde, medicina baseada em evidência, comparação de preços, post marketing/Fase IV, incorporação de novas tecnologias, e outros desafios, torna-se imprescindível à participação dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), no processo de construção, estruturação e consolidação do SUS brasileiro.
O Núcleo de Pesquisa em Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde (NUPIATS) é um núcleo de ensino, estudo, pesquisa e cooperação técnico-científica. O referido Núcleo foi criado em 2015 e consolidado através da carta acordo com a OPAS/OMS.
NUPIATS é ligado ao Instituto Suely Galdino (ISG) e ao Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT), do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (NUPIT), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo do NUPIATS é realizar cooperação técnica por meio de estudos de ATS que possam subsidiar a CONITEC na tomada de decisão para atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Na sua primeira carta acordo o NUPIATS realizou a revisão e atualização da relação de medicamentos da RENAME para os capítulos pertencentes às classes medicamentosas (L – Agentes antineoplásicos e imunomoduladores) e (J – Anti-infecciosos gerais para uso sistêmico). Havendo ainda que se destacar o desenvolvimento de Nota Técnica e elaboração de Pareceres Técnico-Científico para os medicamentos que se sugere a inclusão e/ou incorporação na RENAME.
O NUPIATS também concentra esforços para capacitar profissionais que promova e fomente a produção e a disseminação da avaliação de tecnologias em saúde baseada em evidências científicas, de maneira independente e isentas de interesse.